Gestão da qualidade
Este relatório pretende fazer uma análise sobre a Gestão da Qualidade, desde o seu surgimento, até uma análise da sua importância no âmbito nacional e estadual.
Pretende definir de maneira simples órgãos de controle de qualidade e seu papel no desenvolvimento de métodos gerenciais que procuram a maior competitividade dos processos e das organizações brasileiras. Para finalizar descreverá um sistema de promoção da Gestão da qualidade do Estado de Minas Gerais.
Histórico Sobre Gestão da Qualidade
A qualidade, enquanto conceito, é conhecida há séculos; como função de gerencia formal, é recente.
O controle da qualidade, como é conhecido hoje, surgiu no Século XIX, com o advento da produção em massa, da necessidade de peças intercambiáveis e de criação de um sistema racional de medidas, gabaritos e acessórios (isto é, dispositivos que colocam ferramentas em posição ou seguram as peças enquanto estão sendo trabalhadas, mantendo-as presas para que a operação possa ser realizada com precisão), principal conquista do ponto de vista do controle. Em 1922, as atividades de inspeção foram mais formalmente relacionadas com o controle de qualidade, a inspeção formal tornou-se o modo de controle e a garantia da uniformidade e da qualidade, pois pela primeira vez, a qualidade foi vista como responsabilidade gerencial distinta e como função independente. Porém, o controle da qualidade continuou restrito à inspeção.
A redefinição da forma de atuação do controle de qualidade ocorreu em 1931, quando a ele foi conferido um caráter científico. Foram reconhecidas como fatos concretos nas indústrias, a variabilidade de matérias-primas e a habilidade de
operadores e de equipamentos e que estes deveriam ser entendidos através dos princípios da probabilidade e da estatística.
Durante a Segunda Guerra Mundial, houve desenvolvimento do controle estatístico de qualidade através