Gestão da Qualidade
3) A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
4) A garantia da qualidade consiste em todas as atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas dentro do sistema de qualidade buscando assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade. Ela deve ser realizada durante todo o projeto. Anteriormente à elaboração das Séries ISO 9000, as atividades descritas no planejamento da qualidade eram claramente incluídas como parte da garantia de qualidade.
5) Significa Controle da Qualidade Total – TQC (“Total Quality Control”) é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade.
6) São 4 as eras da qualidade: Era da Inspeção; Era do Controle estatístico da Qualidade; Era da Garantia da Qualidade; e Era da Gestão Estratégica da Qualidade.
8) Custos de Prevenção; Custos de Avaliação; Custos da Falhas Internas; Custos das Falhas Externas.
10) A abordagem da Qualidade em prestadoras de serviço se diferencia basicamente da abordagem da Qualidade Industrial no que diz respeito à concepção conceitual. Numa indústria, a maior parte dos funcionários encontra-se no apoio e a Qualidade é construída de dentro para fora. Qualquer problema com um produto vendido causa um impacto negativo, mas que é facilmente resolvido: basta trocar o produto. Numa prestadora de serviços, a maior parte dos funcionários encontra-se na linha-de-frente e a Qualidade é construída de fora para fora, ou seja, o consumo é simultâneo com o