Gestão da qualidade
Desde 1991, no contexto do Programa Brasileiro de Qualidade e Produti vidade - PBQP, vêm se desenvolvendo na administração pública brasileira ações cujo propósito é transformar as organizações públicas, procurando torná-la cada vez mais preocupadas com o cidadão, e não apenas com os seus processo burocráticos internos.
Em outras palavras, o que se busca é fazer com que a organização públic passe a considerar o cidadão como parte interessada e essencial ao sucesso d gestão pública e, em função disso, que avaliação do desempenho instituciona somente seja considerada aceitável se incluir a satisfação do cidadão como iter de verificação.
Três fases caracterizaram o desenvolvimento do programa:
1. Sensibilizaçao e Capacitaçao 2. Avaliacao e premiacao 3. Qualidades dos servicos
A base desse movimento nacional pela qualidade no serviço público é um rede de parcerias entre organizações, servidores e cidadãos mobilizados para promoção da melhoria da gestão no setor público.
Elevar o padrão dos serviços prestados ao cidadão e, ao mesmo tempo, toi nar o cidadão mais exigente em relação aos serviços públicos a que tem direito é grande desafio da qualidade na administração pública e o foco de sua atuação Para isso, as ações do programa se desenvolvem, principalmente, no espaço em que a organização pública se relaciona diretamente com o cidadão, seja na condição de prestadora de serviço, seja na condição de executora da ação do Estado.
Neste espaço, o programa atua mobilizando e sensibilizando as organizações para a melhoria da qualidade da gestão pública e do desempenho institucional. Atua, também, junto aos cidadãos, procurando torná-los participantes das atividades públicas, desempenhando o papel de avaliadores dos serviços e das ações do Estado.
Neste sentido, o Programa da Qualidade no Serviço Público é um poderoso instrumento da cidadania, conduzindo cidadãos e agentes