Gestão da Qualidade
Histograma
São gráficos de barras que mostram a variação sobre uma faixa específica. É uma ferramenta que nos possibilita conhecer as características de um processo ou um lote de produto permitindo uma visão geral da variação de um conjunto de dados. A maneira como esses dados se distribuem contribui de uma forma decisiva na identificação dos dados. Eles descrevem a frequência com que variam os processos e a forma de distribuição dos dados como um todo.
Serve para:
Verificar o tipo de DISTRIBUIÇÃO dos dados.
Observar o comportamento das diversas classes em relação à variável estudada.
Comparar variáveis diferentes entre classes.
Comparar evolução das classes ao longo do tempo.
O Histograma visa resumir os dados coletados de um processo durante um período estabelecido, e partir destes demonstrar em forma de gráfico a distribuição de freqüências.
Quando usar: quando temos muitos dados que são difíceis de apresentar e ser interpretados em uma tabela; quando queremos apresentar a quantidade de ocorrências pertinentes a vários dados; quando queremos identificar a concentração e a forma de distribuição dos dados; quando queremos buscar a tendência do desempenho dos processos; quando queremos identificar se ocorreu alguma mudança no processo e/ou para avaliar seu desempenho.
Para construir um histograma você deve: definir os dados a ser medidos, estes devem ser “variáveis” medidos sobre uma escala contínua. registrar os dados – estabeleça se fará a coleta por um período: hora, dia, semana, turno, etc. elabore uma tabela, com os dados e sua frequência na linha vertical do eixo y, desenhe a escala de contagem, ou seja, os dados devem ser medidos sobre uma escala contínua, exemplo: temperatura, tempo, peso, velocidade, quantidade. (inclua do menor ao maior) na linha horizontal do eixo x, desenhe a escala referente à variável que está sendo medida.
Vantagens do Histograma:
Visão rápida de análise comparativa de uma