Gestão da qualidade
O desenvolvimento desse trabalho foi motivado pelo interesse em demonstrar que a utilização da técnica do PDCA em conjunto com as ferramentas da qualidade, adequadamente empregadas, pode levar as empresas a obter melhorias em seus processos industriais, trazendo como consequência, melhores resultados econômicos.
O assunto em questão tornou-se indispensável no meio industrial. Com a globalização da economia mundial, as empresas se viram obrigadas a trabalhar na busca de melhorias de seus resultados para capacitá-las a competir de maneira global e consequentemente sobreviver nesse mercado.
Essa busca por melhoria de resultados econômicos e financeiros passa obrigatoriamente pela melhoria de todos os processos internos, visando dentre outras coisas, racionalização, agilidade e redução de custos.
DESENVOLVIMENTO
O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho é o teórico-conceitual. Buscamos levantar conhecimentos que dessem uma visão panorâmica da problemática tomada como objeto de estudo. O tema foi examinado sob um novo ângulo, através de Sites, Artigos conceituados e Livros, de ideias fortemente calcadas em fundamentos teóricos.
Foram utilizadas referências bibliográficas com conteúdos da área da qualidade, como os de metodologia científica.
A isto, soma-se o objetivo do trabalho, que visou uma combinação dos assuntos que fosse relevante e atual, partindo da premissa que o ciclo PDCA é atualmente o modelo conceitual mais bem conhecido entre os praticantes da gestão da qualidade para o balizamento de processos de melhoria sistematizados.
PDCA
O PDCA é provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade. Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas que ficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o mundo.
É também chamado de