Neoclássico
Desenho Industrial
...
Introdução
Foi solicitado em aula para que escolhêssemos três temas, sendo que apenas um deles seria o nosso objeto de estudo. A escolha não foi de grande facilidade, uma vez que tínhamos em mãos uma gama de opções incrivelmente vasta. Entre as torres pontiagudas e as rosáceas presentes na estética Gótica, e os nomes das grandes personalidades artísticas do Renascimento, decidimos incluir na nossa pequena lista um dos estilos mais sublimes e influentes em toda arte e cultura do ocidente, o Estilo Neoclássico.
O Neoclassicismo foi colocado em meio aos outros dois temas principalmente devido às suas características que procuram reintegrar à sociedade os modelos artísticos e arquitetônicos utilizados na Grécia e em Roma. O que também nos chamou atenção ao período Neoclássico é o fato de ele ser uma estética que não se preocupa somente com o aspecto das obras em si, porém também com a influência social e política. Esteve presente durante momentos grandiosos da história, tendo seu nome alterado de acordo com a situação (chamando-se Estilo Diretório, Estilo Convenção quando adotado pelo governo Francês, e Estilo Imperial quando este sob domínio de Napoleão). Durante sua decorrência, não foi somente esta estética que esteve presente, não obstante uma mistura de várias tendências complexas, o que resultou num maior aproveitamento de técnicas e materiais, dando assim início ao surgimento de academias especializadas no ensino de arte. Foi marcado como tema preferido por tratar a arte como um método de ensino à sociedade e através dela ampliar as influências da antiguidade.
O Movimento Neoclássico é um ótimo provedor de informações a respeito da antiguidade clássica, tanto em assuntos arquitetônicos e artísticos, quanto ideológicos e históricos. Como a quantidade de material daquela época se perdeu no decorrer do tempo, pode-se dizer que o Neoclassicismo é um, se não, o elo que manteve e continua