Neoclássico
A arte Neoclássica surgiu em 1750. O Neoclássico surgiu do Iluminismo que defendia a razão a liberdade, o progresso e a felicidade. Aparecendo assim uma nova técnica, o estudo e a escolha do mais útil e belo da Natureza e nas obras dos Antigos (cânones). Houve uma defesa de simplicidade nas linhas, formas, core e temas reagindo também à superficialidade do Rococó, havendo um aprofundamento de ideias e sentimentos. O Neoclássico nasceu da resposta do Barroco e do Rococó. Contudo, não copia mas sim reinventa as formas da Grécia e de Roma Antiga. Utilizando de diferente os tijolos e a pilastras.
Arquitectura Neoclássica
Na arquitectura as fachas eram inspiradas na arte greco-romana porque os arquitectos são influenciados por uma cultura racional que é o iluminismo. Por outro lado há descobertas arqueológicas como Pompeia. Vão utilizar processos técnicos avançados como materiais nobres como o mármore. Tinham um sistema construtivo simples. As formas são regulares: geométricos e simétricos. Quanto aos volumes são corpóreos, maciços e bem definidos por paredes lisas.
Vão usar a abóbada de berça ou de aresta e no interior a planta é organizada segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade. Com os pórticos colunados, entablamentos direitos e frontões triangulares (tímpanos decorados). A decoração continha formas clássicas, pintura mural, decoração de carota estrutural. Este edifício foi desenhado por Leo Von Klenze no ano 1816-30, na Alemanha. Identificasse na arte do neoclassicismo pois a fachada não apresenta decoração, é uma arte racional e proporcional. Tem três corpos simétricos sendo o central mais saliente. Colunas jónicas encimadas por um frontão cujo tímpano apresenta escultura ao estilo clássico. Nos vãos estão inseridos esculturas neoclássicas (tratamento dos panejamentos).
A pintura Neoclássica Os temas da pintura do Neoclássico, eram temas mitológicos e alegóricos. Apresentavam uma composição