Neoclassico
Arquitetura | Pintura | Escultura
A arquitectura neoclássica
De acordo com os ideais iluministas, os arquitectos neoclássicos responderam às necessidades do seu tempo com originalidade e engenho, usando os modelos clássicos dos romanos e dos gregos.
Inovaram nos aspectos técnicos realizando pesquisas e experimentações constantes onde conciliaram a estética estrutural e formal clássica com os novos sistemas construtivos, as novas maquinarias e os novos materiais.
A arquitectura devia ser verdadeira, isto é, exprimir claramente, do exterior, a sua organização interior.
Existia uma maior preparação escolar dos arquitectos neoclássicos, formados no rigor científico das academias.
Estas, no final do século XVIII, transformaram-se nas primeiras Escolas Politécnicas.
Características da arquitetura neoclássica:
Materiais nobres, tradicionais ( pedra, mármore, granito, madeiras); Utilização de materiais modernos (ladrilho cerâmico, ferro fundido); Sistemas construtivos simples aliados a esquemas mais complexos, estruturados a partir do arco de volta perfeita, de inspiração romana, adaptado aos modernos processos técnicos.
Nas plantas, utilizou formas regulares, geométricas e simétricas, com base no quadrado e no círculo;
Os volumes eram bem definidos por panos murais lisos que clarificavam a simplicidade e a pureza da forma e da estrutura.; Na cobertura generalizou-se, a par do teto plano em madeira ou estuque, o uso de abóbadas de berço ou de aresta, ou cúpulas, sobre as zonas centrais das construções.
Os espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais, com preocupações de funcionalidade; Era aplicada a gramática formal das ordens clássicas, com os seus pórticos colunados, os seus entablamentos direitos, de frisos lisos ou decorados, e os frontões triangulares com tímpanos esculpidos;
Nos interiores recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura mural e ao