Gestão da qualidade
CURSO: MBA EM AUDITORIA E CONTROLADORIA – TURMA 1
DISCIPLINA: AUDITORIA DA QUALIDADE
PROFESSORA: PATRICIA YALE
GESTÃO DA QUALIDADE COMO DIFERENCIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÃOES: AUDITORIA, FERRAMENTAS E MÉTODO DE GESTÃO
* Maria Lucineide de Holanda
Fortaleza/Ce
2012.1
GESTÃO DA QUALIDADE COMO DIFERENCIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÃOES: AUDITORIA, FERRAMENTAS E MÉTODO DE GESTÃO
1. Introdução
Este texto originou-se de um MBA em Auditoria e Controladoria, na disciplina de Auditoria da Qualidade, tendo como facilitadora do Curso Patricia Yale sobre a Gestão da Qualidade como diferencial nas organizações: Auditoria, Ferramentas e Método de Gestão.
O objetivo deste texto é dar uma visão geral sobre a qualidade, gestão e métodos e também fornecer ao leitor uma base para a compreensão de textos mais elaborados e completos sobre a qualidade.
2. Qualidade - Conceito e Definição
2.1. – Conceito:
O termo qualidade é utilizado numa infinidade de situações. Fala-se, por exemplo, de qualidade de vida, da qualidade do ensino, da qualidade de um atendimento. E, observa-se, sempre, que o que chamam de qualidade, em qualquer situação, depende sempre de alguns fatores, que, se alterados, podem modificar a percepção da qualidade.
Pode-se citar diversos exemplos. Tendo-se em vista essa variabilidade, a ASQ (American Society for Quality – Sociedade Americana para a Qualidade), apresenta o seguinte conceito:
“ Qualidade – Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição. Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados:
1 – As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos especificados ou necessidades implícitas e;
2 – Um produto ou serviço livre de deficiências.” Como se vê, a definição pode variar de acordo com o âmbito no qual o termo é empregado. Qualidade é a adequação ao uso. Pode-se