gestão da qualidade
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANDERSON DA SILVA SOUZA
ANDRÉ FELIPE TENÓRIO
RAIZA BERTALHA
ENGENHARIA E SEGURANÇA NO TRABALHO E ERGONOMIA APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CACOAL/RO
2013
ANDERSON DA SILVA SOUZA
ANDRÉ FELIPE TENÓRIO
RAÍZA BERTALHA
ENGENHARIA E SEGURANÇA NO TRABALHO E ERGONOMIA APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina engenharia e segurança no trabalho sob orientação do professor especialista Juander Antonio.
CACOAL/RO
2013
1. INTRODUÇÃO
Os estudos e leis trabalhistas vêm sofrendo um constante processo de evolução, principalmente desde o inicio da revolução industrial, quando grupos sindicalistas começaram a se fortalecer e se comunicar.
As leis referentes à segurança do trabalho estão cada vez mais rigorosas e a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais está menor. Mas para haver uma eficácia maior no combate a esses males, é necessária uma politica de educação ao trabalhador, de modo que este passe a compreender, obedecer e cooperar com as normas pré-estabelecidas.
De tal modo a conscientização através de treinamentos, palestras, concursos de segurança, cartazes e afins são um dos fatores determinantes para um decorrer os serviços da obra sem ocorrências de prejuízos físicos ao trabalhador.
Para haver uma politica de segurança bem implantada, cabe á diligência da obra garantir um continuo planejamento e desenvolvimento de ações, desde a elaboração de PCMAT (programa de Condições e Meio Ambiente de trabalho Na indústria da Construção Civil) e cumprimento de suas medidas previstas, ate a garantia de obediências de seus trabalhadores, principalmente na utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como a realização de todas as medidas coletivas na lei. Entende-se como medidas de proteção coletiva toda e qualquer medida