Gestão da qualidade
NORMAS ISO
MACAPÁ
2012
GESTÃO DE QUALIDADE
NORMAS ISO
CURSO: Gestão de Recursos Humanos SEMESTRE: 1º
MACAPÁ
2012
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.”
Aristóteles
Sumário
1- Introdução 5 2- Desenvolvimento 6 3- Conclusão 4- Referências Bibliográficas 5- Anexos
1- Introdução
O termo qualidade vem do latim qualitate, conceito desenvolvido por diversos estudiosos e que tem por origem a relação das organizações com o mercado consumidor. As considerações que com maior recorrência se fazem a esse respeito, é aquela que se refere ao atendimento das necessidades de seu público-alvo.
A busca pela eficácia, em uma economia cada vez mais concorrente, fez emergir nas empresas a preocupação com a padronização de produção e serviços providos. É nesse contexto que a ISO (Organization for Standardization – 23/02/1947 – Genebra, Suíça) têm sido direcionamento das atenções dos gestores. Por tanto a ISO, constitui-se como um acordo entre fornecedores e clientes, que visa elevar o padrão de qualidade dos produtos oferecidos.
2- Desenvolvimento
2.1- Histórico e evolução da qualidade
2.1.1- Controle de qualidade: As ferramentas essenciais
2.1.2- Padrões ISO 9000 e 14000: Conceito, histórico e evolução
2.1- HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
A preocupação com a qualidade não é algo recente, Segundo OLIVEIRA J.Otavio, Gestão da Qualidade – 2004. Por volta de 2150 a.C., o código de Hamurabi (registro de civilizações antigas), já demonstrava uma preocupação com durabilidade e funcionalidade das habitações