Gestão da Comunicação
A Gestão da Comunicação nas organizações evolui a medida em que os profissionais descobrem suas possibilidades, potencialidades e oportunidades. Essa gestão leva em conta a compreensão dos público interno e externos sobre a empresa, a marca, seus produtos e a fidelização dos consumidores.
Neste sentido uma das ferramentas da Comunicação Mercadológica, a publicidade - é reconhecida por suas inúmeras vantagens como: promoção dos produtos e marcas, incremento das vendas, reforço da imagem, visibilidade institucional das empresas, contribuição para a obtenção de lucros, estímulo ao consumo; entre outras.
Neste trabalho, vamos avaliar se o comercial de TV “Tradutor”, produzida pela agência AlmapBBDO, alcança os objetivos fundamentais de uma propaganda que são captar a atenção do público, gerar interesse na mensagem e motivar para a experimentação.
A peça publicitária lançada pela Pepsi em janeiro de 2012, por meio de um vídeo da sua campanha “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi” apresenta dois rapazes que contam com a ajuda do treinador Joel Santana para paquerar em inglês. Joel Santana é famoso pelo futebol e também pelo modo bastante particular com que fala a língua inglesa.
O filme mostra dois rapazes bebendo Pepsi em um quiosque na praia quando aparecem duas garotas conversando em inglês. Os jovens perguntam ao garçom como poderiam falar com elas. O barman aponta para Joel e afirma “Só tem aquele tradutor ali. Pode ser?”. Os rapazes concordam e então Joel começa a falar com as garotas frases como “Ele quer saber se your dog has a phone” e finaliza, perguntando ao garçom “Me dá uma Pepsi. Pode to be?”.
O vídeo segue uma linha que está sendo bastante usada na propaganda brasileira, em que celebridades são ironizadas de alguma forma. Uma das propagandas mais famosas nessa linha é a do cantor Byafra na campanha “Vai que...” do Bradesco. Entre os