A gestão da comunicação
Por Bernardo Junnior
Alguns estudiosos afirmam que o maior patrimônio da empresa é a sua imagem e a melhor forma de zelá-la é utilizando a Comunicação Empresarial. Essa equação seria totalmente verdadeira se as companhias tivessem as funções de seus departamentos efetivamente traçadas e desenvolvidas.
Infelizmente, muitas dessas empresas enxergam a Comunicação Empresarial como sendo uma ferramenta do Mix de Marketing, incorporada nas Estratégias de seus Negócios. Outras ainda apresentam o departamento de Marketing como sendo o gestor do relacionamento empresa e empregados. Há também aquelas que utilizam apenas uma “fatia” da Comunicação Empresarial, investindo em Assessoria de Imprensa como uma alavanca nas vendas.
A Comunicação Empresarial é uma atividade estratégica para as empresas. Esse processo comunicacional pode englobar a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento, a implementação e condução das ações de comunicação interna (funcionários e clientes). As atividades de Comunicação Empresarial ainda retratam o cuidado com a imagem corporativa, projetando e zelando por ela em relação aos seus públicos de interesse.
É mais do que claro que existe um grande impasse nas organizações, quando o assunto é Comunicação. Ao fazermos uma simples pesquisa junto a qualquer segmento empresarial, logo encontramos o Marketing à frente dessa função, comandando todo e qualquer tipo de relacionamento com os mais diversos públicos.
E é justamente neste ponto que está um grande equívoco. Se para os estudiosos o Marketing é “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”, então por que esses profissionais são responsáveis pelo relacionamento da companhia com a imprensa?
Para muitas organizações, a atividade de Relações Públicas funciona como parte integrante do composto