Gestão da comunicação
RESUMO: O presente artigo teve por objetivo discutir a importância e fundamentos do Endomarketing, como poderosa ferramenta de comunicação com o cliente interno. Diante da competitividade acirrada com a qual as empresas se deparam atualmente, os funcionários (cliente interno) se tornam cada vez mais importantes. As empresas estão se conscientizando de que o seu sucesso depende diretamente do trabalho de seus funcionários. Assim, estão passando a dedicar maior atenção à Gestão de Pessoas, buscando construir um clima que permita que os funcionários trabalhem satisfeitos. O trabalho foi elaborado a partir de leituras e pesquisas bibliográficas. Portanto o endomarketing fortalece o laço entre funcionários e organização. Palavras-chave: Endomarketing, Marketing Interno, Comunicação Interna.
Introdução
Diante das necessidades que as pessoas têm de trabalhar para garantir o sustento próprio e de sua família, passando um terço, ou mais, das horas do dia trabalhando. Tendo em vista que ele é necessário e o tempo dedicado à ela, o trabalho assume grande importância na vida das pessoas. O trabalho tem também o lado social, proporcionado as pessoas status e a oportunidade de estarem em grupo.
O tema da nossa pesquisa é o Endomarketing: comunicação com o cliente interno. Todas as organizações são formadas por pessoas. Logo, o sucesso delas depende diretamente da soma dos esforços das pessoas. Nesse sentido, as empresas estão procurando novas formas de se relacionar com seus funcionários, o chamado “público” ou “cliente interno”. Assim, as empresas estão ouvindo novas sugestões, fazendo com que participem do processo de tomada de decisões e desenvolvam um nível de satisfação cada vez maior para com a organização. Na medida em que há um nível de satisfação favorável ou positiva no ambiente organizacional, os funcionários tornam-se pessoas mais produtivas, felizes e acabam se constituindo num importante diferencial de competitividade para