Gestao em enfermagem - Conceito de Brainstorming
O Brainstorming é um método de geração coletiva de novas ideias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo. A utilização deste método, criado por Alex Osborn nos anos de 1930, baseia-se no pressuposto de que um grupo gera mais ideias do que os indivíduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovação através do desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores.
As sessões de brainstorming podem ser estruturadas de uma forma rígida em torno de determinado objetivo ou de uma forma totalmente livre, dependendo dos gestores de topo. Contudo, para encorajar a participação e a criatividade, os gestores tendem a dar total liberdade e a não emitir críticas nestas sessões. Ao retirar todo o tipo de restrições, é de esperar que surjam ideias convencionais, ideias interessantes e outras aparentemente ridículas - se não surgirem ideias ridículas ou impraticáveis, é sintoma de que a sessão não decorreu eficazmente.
Após a sessão de brainstorming, onde poderão ser geradas dezenas de ideias, é necessário efetuar escolhas retirando todas as que não se adequam aos objetivos, às capacidades financeiras, técnicas ou administrativas da organização.
Brainstorming Estruturado: A cada rodada cada membro deve dar uma idéia sobre o tema escolhido. Podem ser definidas em função do tempo quantas rodadas serão feitas ou ainda deixar que o brainstorming prossiga até que todos não tenham mais ideias para apresentar. Esse brainstorming tem uma vantagem pois evita que os membros mais comunicativos predominem sobre os mais quietos. Ajuda a ainda a impedir a inibição de opiniões em reuniões onde pessoas de diferentes níveis hierárquicos de uma organização participam.
Brainstorming Não estruturado: Todos podem, a qualquer momento, dar uma opinião, não existe vez como no brainstorming estruturado. A vantagem é que as pessoas em geral "pegam carona" nas ideias, é menos metódico e mais dinâmico.