acidente de trabalho
Palavras – Chaves: segurança, saúde, trabalho, qualidade, vida.
Na primeira parte deste trabalho o leitor encontrará uma abordagem ampla dos conceitos básicos em segurança do trabalho.
Sem duvida alguma, pela grande complexidade do assunto, este trabalho não deve ser utilizado como única fonte de consulta.
Estou abordando neste estudo, os principais métodos de analise de acidentes, e com o intuito de dar maior consistência ao mesmo, citei ferramentas utilizadas em sistemas de gestão de qualidade, as quais devem ser aplicadas no processo de analise de acidentes.
O leitor encontrará aqui uma abordagem dos métodos mais usuais em análise de acidente de trabalho, que são os métodos de análise por árvore de causas e diagrama de Yshikawa, também conhecido como diagrama de espinha de peixe.
Sem dúvida alguma, o leitor, após examinar minuciosamente este trabalho, terá conhecimento suficiente para se aprofundar no tema proposto. Introdução
Espero que o leitor ao ler a primeira parte de meu trabalho tenha conhecimento suficiente para entender os princípios básicos para uma boa análise de acidente do trabalho.
Sabe-se que as empresas são centros de produção de bens materiais ou de prestação de serviços que tem uma importância para as pessoas que a elas prestam colaboração, para as comunidades que se beneficiam com sua produção e, também, para a nação que tem seus fatores de progresso o trabalho realizado por essas empresas.
Nas construtoras encontram-se presentes muitos fatores que podem transformar-se em agentes de acidentes dos mais variados tipos. Dentre esses agentes podemos destacar as mais comuns: ferramentas de todos os tipos; máquinas em geral; fontes de calor (maquinas de solda); equipamentos móveis, veículos industriais, substâncias em geral (cimento, areia, etc...); fumos; gases e poeiras, andaimes e plataformas, pisos em geral e escadas fixas e portáteis.
As causas, entretanto, poderão ser determinadas e eliminadas resultando na ausência de