Gestao democratica
- Que tipo de ser humano queremos formar.
- Que sociedade almejamos construir.
- Que concepção de gestão educacional e escolar colocar em prática.
Projetos de gestão que estão em questão:
- Concepção histórica crítica de sociedade e de educação.
- Pedagogia progressista libertadora.
- Qualidade social da educação.
- Dialética – Ação, reflexão e ação!
- Gestão democrática.
- Concepção liberal/neoliberal da sociedade.
- Pedagogia conservadora, progmatista e tecnicista.
- Qualidade total.
- Gestão estratégica.
Gestão Democrática: Da o direito de todos participar.
Daniel Stkomman professor de filosofia e formado também em Teologia, após ter feito uma breve apresentação de seu currículo o mesmo inicia a palestra, dizendo que nas exatas dois mais dois é quatro, desde a antiguidade e será sempre, a área das humanas é dinâmica, dialética. Toda crítica é positiva, provém de critérios, tendo seus objetivos.
Educação, Sociedade e Trabalho: porque trabalhar se o planeta é tão rico em produtos naturais? Deus nos concedeu sabedoria, é preciso fazer uso de forma benéfica.
Na Grécia antiga trabalho significa coisa de pessoas inferiores. O mundo sempre se dividiu entre dominados e dominadores.
O mesmo explanou sobre a antiguidade: senhores, vassalos, plebeus e escravos; Idade Média: nobres e clero, artesãos e escravos; Modernidade: burgueses e proletariado.
A grande maioria da população era iletrados, a educação é vista como sinônimo de ação, criar ou nutrir, designa um ato ou um processo e um efeito.
O trabalho deriva do latim, O Renascimento significou uma fase de transição cultural e social em que Deus deixa de ser o centro das indagações humanas. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o nosso mundo.
As teorias apresentadas interessam, sobretudo, a burguesia, classe dominante no sistema capitalista, exercendo fascínio sobre as classes médias e populares, pois, apresentam a educação como