Gestao de remuneraçao
1-O que é Desenho de cargo?
R: O Desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seus ocupantes. O desenho de cargos representa o modo pelo qual os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamento e organizações. Quase sempre o desenho de cargos não é responsabilidade do RH, cabendo a determinados órgãos.
2-Cite os modelos básicos de desenho de cargos e explique cada um deles.
Modelo clássico: Ênfase na tarefa e na tecnologia.
Modelo de relações humanas: Ênfase na pessoa e no grupo social.
Modelo contingencial: é a abordagem mais complexa e envolvente e que leva em conta duas variáveis: as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas, daí ser contingencial, ou seja, decorrente e dependente da adequação do desenho do cargo a essas duas variáveis. O desenho é explicitamente dinâmico e baseado na contínua ampliação do cargo por meio do enriquecimento de tarefas, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. O desenho é mutável em conformidade com o desenvolvimento pessoa do ocupante e com o desenvolvimento tecnológico da tarefa.
3-Quais as escolas administrativas que contribuíram para o projeto e o desenho dos cargos?
A administração científica (Teoria Clássica) O humanismo industrial (Relações Humanas).
4-Devido a racionalização do trabalho, a superespecialização do trabalhador e simplificação das tarefas visava algumas vantagens, mas essa exagerada simplificação trouxe algumas desvantagens. Desenhe abaixo o quadro com as vantagens esperadas e os resultados reais do Modelo Clássico do desenho do cargo.
Teoria XO trabalhador realiza o mínimo possível,Gosta de ser mandadoPensa em si próprioResiste a mudançasÉ avaliado pela chefia | Teoria YO trabalhador tenta realizar o