Drogas lícitas
2.1 A REALIDADE MUNDIAL E BRASILEIRA
São consideradas como drogas lícitas, todas liberadas por lei, além do álcool e do tabaco incluem-se remédios químicos que se tornam um veneno através de seu consumo exagerado, como já vimos na introdução as drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, segundo Newton Bittencourt, são as seguintes (tipos de drogas lícitas):
- álcool,
-cigarro,
- benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono);
- xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do opióide);
- descongestionantes nasais,
- os anorexígenos (moderadores de apetite) e
- anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular). (2010, p. 1)
Destes, o álcool e o tabaco são considerados mundialmente as drogas que mais viciam e causam problemas de saúde, correspondendo a 8,1% desses problemas segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo como efeitos metabólicos, dependência, depressão e etc... (2010, p.1).
Conforme Zélia Caldeira (1999), numa pesquisa, sobre o "Consumo de Drogas Lícitas e Ilícitas por Estudantes de Primeiro e Segundo Graus de Escolas Públicas do Rio de Janeiro", através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foram entrevistados 3.139 estudantes entre 10 e 20 anos (1997; p.81). Os resultados mostraram que: as três primeiras drogas mais consumidas pelos jovens são álcool, tabaco e inalantes/solventes (éter, cola de sapateiro, benzina, etc.), sendo que o percentual de uso do álcool é maior do que os de todas as outras drogas somados; as drogas lícitas (álcool, tabaco e tranqüilizantes) são experimentadas mais precocemente que aquelas tidas como ilícitas (maconha e cocaína).
Procuramos aqui dar destaque ao álcool, que é, como já citamos a droga mais consumida, que muito alem de afetar a saúde do usuário, prejudica a família que esta cotidianamente ao