Drogas lícitas
Diversidade social
Drogas lícitas
Nome: Alice Esteves Número: 02 Prof.: Michele Jeferson Huan 13 Jonatas Buday 15 3ºD
Introdução
Droga é toda substância, seja natural ou não, que quando introduzida no organismo provoca efeitos físicos ou psíquicos. Pode provocar dependência e afetar o Sistema Nervoso Central do indivíduo que a utiliza, provocando-lhe mudanças em suas sensações e comportamentos.
Drogas lícitas são todas as drogas que podem ser obtidas sem restrições legais, tal como o álcool, o tabaco (nicotina e alcatrão), a cafeína e remédios adquiridos sem prescrições médicas. São facilmente encontradas no nosso cotidiano e possuem grande aceitação popular. Assim como as drogas ilícitas, levam usuários à dependência e em alguns casos mais graves quando ocorre alta dosagem (overdose), pode levar à morte.
Drogas lícitas
Os efeitos e consequências das drogas lícitas são diversos. Por exemplo:
Álcool: Sua primeira sensação geralmente é de segurança, o usuário se sente desinibido e solta suas emoções com mais facilidade. Depois há os efeitos depressores, como falta de coordenação motora e a sonolência. O uso contínuo afeta, nos jovens, o comportamento psicológico; ou seja, passam a depender do álcool para criar coragem e vencer inibições. Na idade adulta, o dependente pode desenvolver cirrose hepática, problemas cardíacos e hipertensão. Quanto mais cedo uma pessoa começa a beber, maior é a possibilidade de se tornar dependente.
Anfetamina ( Moderadores de Apetite ): Sensações de euforia invadem o usuário, provocando a perda do apetite, sendo muito usado em dietas. Os efeitos colaterais mais comuns provocados pela droga, são: depressão, ansiedade, irritação, tonturas e tremores. O uso contínuo desta droga desenvolve doenças como: anorexia, bulimia e problemas psíquicos.
Cigarro: Nos primeiros momentos a nicotina provoca uma leve sensação de euforia. Com o tempo, o fumante tem o fôlego prejudicado e a