pronomes
Pronome substantivo: é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.
Pronome adjetivo: é aquele que acompanha ou modifica um substantivo. Exemplo: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.
Pronomes de tratamento: Indicam o tratamento formal ou informal: Você, Vossa Excelência, Vossa Majestade...
Pronomes relativos: São aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem... Estabelecem uma relação entre aquilo a que se refere e a afirmação que vai ser feita a seu respeito.
Pronomes pessoais: Representam as pessoas do discurso (primeira segunda ou terceira): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Também são pronomes pessoais as formas que servem de complementos (me, mim, comigo, nos, conosco; te, ti,contigo, vos, convosco; o, a, lhe, se, si, consigo, os, as, lhes).
Pronomes demonstrativos: Indicam a posição de algo, situando no espaço e tempo: este, isso, aquilo... Estes pronomes estabelecem uma relação entre o que representa ou determina e os três âmbitos do discurso: este, essa, aquele, etc.
Pronomes possessivos: Exprimem a noção de posse de algo: meu, teu, sua, vosso... Indica aquele a quem pertence aquilo que é referido no discurso.
Pronomes indefinidos: Indicam a quantidade do que representa de modo vago ou impreciso: ninguém, alguém, qualquer...
Pronomes interrogativos: Servem para formular uma interrogação. Normalmente se trata de um pronome relativo usado para interrogar: quem, que, qual...
Pronomes oblíquos: Atuam como complemento direto ou indireto: me, te, lhe, se, mim, ti...