Gestão de Remuneração
- Campus Cabedelo -
Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC
Curso: Agente de Combate às Endemias
Disciplina: Saúde Coletiva
Módulo II
Prof(a): Janayna Malheiros
Cabedelo/PB
Maio/2013
APRESENTAÇÃO
Caro (a) Aluno(a)
Neste segundo módulo discutiremos a definição de Saúde Coletiva, o conceito de saúde e doença e como a Promoção da Saúde é fator importante para o desenvolvimento das atividades dos Agentes de Combate às Endemias.
Bom estudo!
Janayna Malheiros
1. INTRODUÇÃO
O que entendemos por saúde coletiva?
É a ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e a eficiência do indivíduo através de esforços organizados da comunidade visando o saneamento do meio ambiente, combate das doenças transmissíveis que ameaçam a coletividade.
Quando surgiu a saúde coletiva?
A saúde coletiva surgiu na década de 70 contestando os atuais paradigmas de saúde existentes na América Latina buscando uma forma de superar a crise no campo da saúde.
Quais os objetivos da saúde coletiva?
PROMOÇÃO;
PROTEÇÃO;
RECUPERAÇÃO DA SAÚDE DA COMUNIDADE
O que é Saúde?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de moléstia ou enfermidade”.
O que é Doença?
Conceito bio-psico-social, ou seja, uma doença deve ser vista sob diferentes pontos de vista, de acordo com os diferentes fatores que a influenciam: Fatores biológicos - como a predisposição genética; Fatores psicológicos - como preferências, expectativas e medos, reações emocionais, etc. Fatores socioculturais - como a presença de outras pessoas, expectativas da sociedade e do meio cultural, influência do círculo familiar, de amigos, modelos de papéis sociais, etc.
DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE (DSS)
Os debates