Gestão de carreira e remuneração
Perspectivas de carreira e desenvolvimento são fatores essenciais para garantir a atração, a retenção e o engajamento da força de trabalho. Os
Colaboradores desejam regras claras e transparentes sobre suas possibilidades de crescimento e sobre ferramentas para galgar os cargos oferecidos pela organização. No passado, as pessoas tinham a expectativa de construir sua carreira em uma única empresa, ou poucas, fazendo com que o equilíbrio interno nos planos de cargos e salários tivesse uma importância maior do que o valor de mercado. As freqüentes revisões nas estratégias, com impacto na estrutura organizacional, a pressão por redução de custos e a escassez de talentos estão desafiando as empresas a identificar soluções inovadoras para remunerar pessoas. Diante desse novo cenário, as empresas estão buscando planos de cargos e salários que tenham maior flexibilidade e peso nas práticas de mercado.
Quando falamos em Plano de Carreira, geralmente pensamos em Trilha a ser seguida para galgar posições dentro de uma organização, damos a isso o nome de Estrutura de Carreira. E, para que fazer isso? Quais são as vantagens da gestão de Carreira?
A seguir, relacionamos algumas vantagens citadas desenvolvimento de plano de carreira. São elas:
• Estabelecer e organizar o conjunto de expectativas que a empresa tem em relação às pessoas que nela trabalham;
• Definir os níveis de valorização existentes entre os trabalhos de diferente natureza ou entre os diversos níveis de capacitação. Essa valorização é definida a partir da remuneração, benefícios, status e outros; • Estabelecer os critérios para acesso de uma pessoa a um trabalho cuja natureza seja mais valorizada do que a do atual ou os critérios de graduação da capacitação pessoal e profissional de uma pessoa.
• Fixar critérios para migração de pessoas entre diferentes ocupações; diferentes tipos de especialização