Gestao De Qualidade
O trabalho a seguir tem por objetivo demonstrar o quanto a qualidade e importante nos dias de hoje, as estratégias e os métodos aplicados a fim de alcançá-la, as ferramentas a ela embutidas e os diversos gráficos e diagramas que facilitam a sua análise.
DESENVOLVIMENTO
As empresas voltadas à melhoria da qualidade buscam a diminuição de gastos e a satisfação dos clientes. A qualidade deixou de ser um diferencial para se tornar um pré requisito no mercado. Contudo empresas estavam desperdiçando qualidade, colocando qualidade em produtos que não precisavam de qualidade como, por exemplo, um prendedor de roupa.
O método PDCA tem como função realizar uma mudança contínua, não uma mudança rápida, mas sim uma mudança de cultura. Busca qualidade em todas as partes da empresa, como pessoal com especialização, treinados, etc. Compõem-se das seguintes etapas: Plan (planejar), do (executar), check (verificar) e action (agir).
Outras ferramentas são os “porquês” que são métodos básicos para redução de custos. Why (por que), What (o quê), When (quando), Where (onde), how (como), who (quem) e how much (quanto custa). Dentro disso também há o brainstorming (chuva de ideias).
Para análise das causas existe o diagrama de Pareto e o gráfico de dispersão. Com todos esses métodos e estratégias no mercado a empresa que organizar e priorizar a qualidade nos produtos similares superando os concorrentes vence.
As organizações buscam a excelência, inovando e criando uma nova cultura. A ISO representa um grande consenso sobre boas praticas organizacionais, sendo assim, várias empresas possuem esse certificado mas não satisfazem o cliente. Pequenos furos podem causa muitos danos e o sistema de qualidade não e infalível.
As empresas buscam disciplina na organização, se tornando um hábito e se transformando em parte da cultura. Os primeiros passos para introduzir essa cultura na empresa são os princípios que geram requisitos,