Gestao de qualidade
Uma das características que imperou no mundo durante muitos anos foi a crença de que tudo admitia uma porcentagem de erro, eles conheceram a gestão da qualidade e desenvolveram uma forma de aperfeiçoar o que já garantia vantagens, a busca do defeito zero.
A gestão da qualidade não se aplica somente a lucros. Uma organização deve buscar qualidade em tudo o que se faz. Não somente com o objetivo de seus clientes e acionistas mas também englobando, colaboradores, fornecedores e sociedade. É principalmente um processo para se criar um ambiente no qual gerência e funcionários esforçam-se para produzir uma qualidade que constantemente esteja sendo melhorada. A Gestao da qualidade total, não pode ser considerada uma simples solução improvisada, possível de ser “adotada” da noite para o dia. Como nada tem de modismo, ela não é captada em um piscar de olhos. O sucesso da Gestão exige o compromisso total de toda a organização. Para um gestor ter sucesso é excenssial que ele tenha liderança para orientar, facilitar e passar as informações necessárias aos colaboradores e encarregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados, ou seja, responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o “efeito sinergia”, em que o todo é maior do que a soma das partes.
Novas idéias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para o constante aperfeiçoamento e a solução dos problemas. Dar ordens e exigir obediência é restringir ao mínimo o potencial do ser humano. O fato é que em todo e qualquer lugar é preciso ter fiscalização quanto a qualidade do produto. Um exemplo são os restaurantes que necessitam ser vistoriados, pois um alimento estragado pode levar alguém a óbito. Relevando esses aspectos, se pode concluir que as empresas precisam de uma