gestao de qualidade de vida
O segmento automobilístico é considerado um dos mais representativos no setor industrial, por representar grande fonte de empregos e renda, além de ser o precursor de diversos conceitos e técnicas gerenciais e inovações tecnológicas. No entanto, as indústrias automobilísticas sofrem constantes pressões do mercado, dentre as quais: a redução de custos, a melhoria nos processos de qualidade e de atendimento, a redução dos ciclos de vida dos produtos, o atendimento de novos mercados e mais recentemente a busca incessante pelo sucesso do gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. Iremos apresentar a evolução dos conceitos desenvolvidos na indústria automobilística, até o modelo inovador do condomínio industrial administrado no contexto do GCS. onde todos os componentes da cadeia são beneficiados, o que se reflete na redução de seus custos e no crescimento conjunto da montadora e seus fornecedores.
CONDOMÍNIO INDUSTRIAL E CONSÓRCIO MODULAR (PARTE II).
Uma pesquisa realizada com as montadoras: Volks-Resende(consórcio modular), Volks-Audi, GM(RS), MBB(MG) as três últimas (condomínio industrial) constatou-se que essas montadoras utilizando-se dessas novas configurações conseguiram excelentes resultados. Na Volks-Resende os fornecedores parceiros estão fisicamente dentro da própria linha de montagem da montadora, responsabilizando-se pela montagem de partes inteiras dos caminhões e ônibus e respondendo até pela contratação de subfornecedores que antes se relacionavam diretamente com a montadora, enfatizando o outsourcing, prática esta que deverá cada vez mais estar presente nas configurações de consórcio e condomínio.
O condomínio industrial é uma configuração, no qual alguns fornecedores escolhidos pelas montadoras se instalam junto às plantas das indústrias automotivas, objetivando reduzir custos em estoques, processos, transporte e facilitar a integração entre os parceiros. Inicialmente, essas empresas faziam entregas em pequenos lotes