A gestão da qualidade de vida nas organizações
UNIDADE BANGU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
RECURSOS HUMANOS II: A GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES
JEFFERSON MARIANO DOS SANTOS
VENICIUS LARCEDA BONFIM
2007
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- QUALIDADE
2.1- Definição da Qualidade
3- QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
4- CONCEITUANDO QVT E SUAS DIMENSÕES
5- ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QVT
6- AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS
7- AUDITORIA OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS
8- CONCLUSÃO
9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES
1- Introdução
Qualidade de vida é viver num ambiente saudável, onde se possa prestar o melhor serviço, simplesmente pelo fato de sentir-se bem.
A busca por uma melhor prestação se serviço e execução do produto, tem levado as organizações a tomarem decisões que visão melhorar a competitividade e a produtividade. Estas decisões são ligadas aos programas de qualificação total interna e externa das organizações.
Felizmente, não há uma maneira de falar de qualidade sem falar de qualidade sem lembrar do objeto alvo dos programas que são as pessoas. Inegavelmente o homem é o principal fator determinante de sucesso ou insucesso dentro de uma organização, sendo assim, é imprescindível dar a ele toda a atenção e reconhecimento necessário, pois a palavra organização já inclui naturalmente o sentido contextual da pessoa.
Toda e qualquer organização tem por finalidade a vendas de produtos e serviços, almejando o lucro, que só será alcançado se este produto ou serviço satisfazer uma necessidade. Com esta visão é possível perceber que não existem apenas pessoas com necessidades a serem saciadas fora da organização, ou seja, onde estão os primeiros clientes e as primeiras necessidades a serem saciadas, senão dentro da própria organização?
Para que um produto ou serviço tenha qualidade, é necessário que eles sejam bem fabricados e isto só poderá acontecer se o