Gestao de Projetos (PMO)
O PMO (Project Management Office) consiste em uma estrutura voltada para a aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos dentro de uma organização, podendo assumir diferentes funções junto à mesma: desde um simples setor para o auxilio no controle de projetos, até um departamento da empresa por onde passam todos os projetos gerenciados pela organização.
Um gerenciamento por projetos bem sucedido exige o preenchimento da lacuna entre a visão da empresa e os projetos em andamento. É neste sentido que o PMO pode auxiliar, sobremaneira, a transformação das estratégias de uma empresa em resultados através do gerenciamento de projetos. Ele pode auxiliar na obtenção e avaliação das informações, na avaliação e seleção das estratégias e no controle da implantação das estratégias através da execução com sucesso dos projetos, resultando no cumprimento das metas da organização. Tipos, Características e Atribuições dos PMOs.
Existem basicamente três níveis de escritórios de projeto de acordo com a finalidade e a característica de atuação desejada pela organização:
• PROJETO AUTÔNOMO
Escritório de projeto separado das operações da empresa, destinado ao gerenciamento de um projeto ou programa específico, onde a responsabilidade quanto ao sucesso ou fracasso do projeto é do PMO.
Conhecido também como PMO de Projeto isolado.
• PROJECT SUPPORT OFFICE:
Escritório de projeto de esfera departamental destinado ao apoio a diversos projetos simultâneos, fornecendo suporte, ferramentas e serviços de planejamento, controle de prazos, custos, qualidade, dentro outros. Também pode fornecer recursos técnicos, metodologia de gerenciamento de projetos, metodologia de gestão do conhecimento, interfaces organizacionais, tornando-se um centro de competência em projetos. Conhecido também como PMO Departamental.
• ENTERPRISE PROJECT SUPPORT OFFICE:
Escritório de projetos de esfera corporativa, atuando no gerenciamento
estratégico