ciencias
No final da década de 1830,dois cientistas alemães, Matthias Jakob Schleiden, ex-advogado que abandonou a profissão para estudar a estrutura e fisiologia das plantas, determinando também que todas as plantas apresentavamorganização celular, e Theodor Schwann, médico dedicado ao estudo da anatomia dos animais, estendeu a teoria de Mathias aos animais, formulando a hipótese de que todos os seres vivos são constituídos porcélulas, construindo a base da teoria celular.
A teoria celular se sustenta em três grandes pilares:
1. “A vida existe somente nas células”: todos os seres vivos são compostos de células, ou seja, todasas reações do organismo dependem estritamente da atividade celular, e é através da célula que toda a energia necessária para o funcionamento do organismo é obtida, convertida, armazenada e aplicada.2. “As células provêm somente de células preexistentes”: uma célula se origina apenas da reprodução de outras células, havendo assim, a transmissão de material genético.
3. “A célula é a unidade dereprodução e transmissão das características hereditárias.”: todos os caracteres genéticos são transmitidos de uma célula para outra no processo de reprodução.
Em 1673, o microscopista Antonievon Leeuwenhoeck observou as primeiras células animais: os glóbulos vermelhos do sangue. De início, os glóbulos vermelhos não foram considerados como células, uma vez que, para Leeuwenhoeck, essascélulas pareciam deficientes de compartimentos básicos. Além disso, não existia sequer a hipótese de que os tecidos fossem estruturados totalmente por células.Leeuwenhoeck também estudou cuidadosamente onúcleo celular, o que contribuiu significativamente para o entendimento do papel da célula nos seres vivos. Com isso, foi descoberto o nucléolo, núcleo do núcleo, e que todas as células,