Gestao de processos
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Com o avanço da Física e da Matemática as pessoas passaram a interpretar a si próprios e a sociedade sob o prisma dos mesmos métodos, conceitos e suposições que tais ciências utilizavam. Desse modo, começaram a rejeitar em parte a teologia e o misticismo de outras formas de interpretação das pessoas e da sociedade.
Surge assim, o modelo mecanicista e burocrático de interpretação social, pelo qual se encaram as sociedades como espécies de máquinas complexas, cujas ações e processos podem ser analisados na ação recíproca das causas naturais, na possibilidade da plena identificação dos elementos componentes e de seus diversos inter-relacionamentos, bem como na previsão de efeitos daí recorrentes.
Variações conceituais ocorrem durante os séculos subsequentes e foram introduzidos conceitos de transformações sociais. Neste contexto, adiciona-se ao conceito mecanicista existente a ideia de que existem elementos com mútuas inter-relações que podem achar-se em estado de equilíbrio, de tal maneira que quaisquer alterações moderadas nos elementos ou em suas inter-relações, afastando-os da posição de equilíbrio, são contrabalançadas por alterações que tendem a restaurá-las.
Portanto, o moderno enfoque dos sistemas empresariais procura desenvolver:
Uma técnica para lidar com o grande e complexo conjunto de atividades da empresa;
Um enfoque único do todo, que não permite a análise separada das partes do todo, em virtude das complexas inter-relações das partes entre si e com o todo;
Um estudo das relações entre os elementos componentes dos sistemas em preferência ao estudo isolado dos elementos, destacando-se o processo e as probabilidades de transição, especificados em função de seus arranjos estruturais e da dinâmica de atuação destes elementos.
SISTEMA E SEUS CONCEITOS BÁSICOS:
Sistema: é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e