gestao de pessoas
Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir sua missão para o pleno atendimento das necessidades organizacionais. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. Observa-se que existe um grande esforço no sentido de mudar do antigo modelo burocrático
Questão 2 – Reflita sobre as abordagens universalista, contingencial e configuracional. Você considera que elas são concorrentes ou complementares?
Pesquisadores da abordagem universalista defendem que essa linha costuma apontar relações positivas entre determinadas práticas de gestão de pessoas e importantes indicadores de desempenho organizacional. A perspectiva contingencial leva em consideração que determinada prática de gestão de pessoas só gera benefícios quando combinada a outras práticas, já a perspectiva contingencial diz que as estratégias de gestão de pessoas serão mais efetivas quando estiverem devidamente integradas ao contexto ambiental e as estratégias organizacionais.
De certa forma, essas três perspectivas se complementam, uma surge com o pensamento evolutivo da