A Revolução Industrial
GEOGRAFIA
PALMEIRA
2014
Introdução
Este trabalho irá falar sobre o desenvolvimento industrial europeu a partir da primeira revolução industrial. Desenvolvimento
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no Processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a maquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da Cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O Capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A Revolução Industrial é comumente dividida em 3 partes : primeira (1780-1830), segunda (1860-1945), conhecida chamada de Revolução Tecnológica , e terceira (1970-), também chamada de Revolução Digital. A atribuição de datas varia muito de autor pra autor.
Ordem cronológica
Século XVII
1698 - Thomas Newcomen, em Staffordshire, na Grã-Bretanha, instala um motor a vapor para esgotar água em uma mina de carvão.
Século XVIII
1708 - Jethro Tull (agricultor), em Berkshire, na Grã-Bretanha, inventa a primeira máquina de semear puxada a cavalo, permitindo a mecanização da agricultura.
1709 - Abraham Darby, em Coalbrookdale, Shropshire, na Grã-Bretanha, utiliza o carvão para baratear a produção do ferro.
1733 - John Kay, na Grã-Bretanha, inventa uma lançadeira volante para o tear, acelerando o processo de tecelagem.
1740 - Benjamin Huntsman, em Handsworth, na Grã-Bretanha, descobre a técnica do uso de cadinho para fabricação de aço.
1761 - Abertura do Canal de Bridgewater, na Grã-Bretanha, primeira via