gestao de pessoas
1. Responsabilidade Social
Para compreender o significado da responsabilidade social, deve-se levar em conta que esse significado muda com o tempo e as circunstâncias.
Durante muito tempo responsabilidade social foi encarada como a obrigação do administrador de
prestar
contas
dos
bens
recebidos
por
ele,
ou
seja,
economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas com o objetivo único de gerar lucros.
Algumas definições de responsabilidade social:
Richard Daft (1999, p. 88) define responsabilidade social como: “(…) a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização”.
Oded Grajew (2001), presidente do Instituto Ethos define: “(...) a atitude da empresa em todas as suas atividades, diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais.
Segundo o Instituo Ethos, a questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos. A responsabilidade social é, ainda, um processo em crescimento em vários países do mundo, inclusive no Brasil.
1.1 Ética da responsabilidade e da irresponsabilidade social
Ética do dinheiro - irresponsabilidade social
Promove individualismo
Ênfase na competição e competitividade
Prevalece o discurso único do mercado
5
Banalização dos problemas sociais
Adoção de comportamentos antiéticos
Gera alienação
Deterioração do trabalho
Contaminação do caráter das pessoas
Ampliação das