Comunismo e Karl Marx
Aluna: Estéfani Paola Zolin nº:14 série: 1ºAN
Trabalho de Fundamentos Históricos da Educação – Prof.ª Vera Comunismo
Comunismo é um modelo de sociedade, inspirado a partir dos pensamentos elaborados por Karl Marx e Friedrich Engels, que buscaram na realidade material a construção de um argumento que colocou no antagonismo das classes sociais as bases de transformação do mundo.
Podemos defini-lo como um sistema de ordenação social, política e econômica. No qual, não existiria desigualdades. Pois, segundo pensadores de tal sistema, a desigualdade gera inúmeros problemas, tais como: guerra, violência, miséria, etc. O intuito de acabar com as diferenças entre os homens, fez com que muitos enxergassem o comunismo como uma utopia que dificilmente seria alcançada. Sob esse sistema social, o Estado não tem necessidade de existir e é extinto, visto que os meios de produção são de prioridade comum a todos os cidadãos e controlados por seus trabalhadores.
O seu principal mentor, Karl Marx, postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária. No sentido Marxista, o comunismo, refere-se a uma sociedade sem classes sociais, sem Estado e livre de opressão, e as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir, são tomadas democraticamente, permitindo que cada indivíduo possa opinar e participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida.
Já no ponto de vista da ideologia política, o comunismo é definido como a etapa final do socialismo, contendo um grande grupo de filosofias econômicas e políticas. Por fim, concluísse que o Comunismo é o contrário do socialismo, pois, não há classes sociais, desigualdades, não visa somente o lucro e oferece alternativas e soluções para os problemas econômicos, políticos e sociais.
Karl Marx
Karl Heinrich Marx, filósofo e