GESTAO DE PESSOAS
II
TÉCNICO EM CONTABILIDADE – MÓDULO III
GESTÃO DE PESSOAS
INTRODUÇÃO
Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas. A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos empregados. Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.
Para compreender um pouco mais algumas dessas ferramentas, discutese, neste artigo,
os temas: treinamento
e desenvolvimento de
pessoal,
recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade e, por fim, o sistema de avaliação 360 graus (feedback).
TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO
O treinamento envolve basicamente quatro etapas: 1) diagnóstico;
2) desenho do programa de treinamento; 3) aplicação ou implementação; e
4) avaliação e acompanhamento.
CONTABILIDADE
II
TÉCNICO EM CONTABILIDADE – MÓDULO III
CAPITAL HUMANO
Diagnóstico
O diagnóstico visa levantar as necessidades (carências em termos de preparo profissional) passadas, presentes ou futuras por intermédio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e prescrever uma intervenção. Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas por meio de uma análise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir ações para os pontos passíveis de melhoria.
DESENHO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO
O desenho do programa de treinamento refere-se ao planejamento das ações de treinamento a partir do diagnóstico das necessidades. Este deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Envolve identificar o que fazer (metas); como