Gestao de pessoas
Aluno: Fernando Carlos Tavares Vieira Matrícula: 201109010231 Universidade Estácio de Sá MBA em Administração Estratégica Campus: Madureira
Sumário
Esse trabalho visa identificar de maneira hipotética situações reais que podem ocorrer no âmbito empresarial, se não aplicadas corretamente os procedimentos acadêmicos na Gestão de Pessoas. Dessa forma, estaremos analisando uma empresa fictícia ABC Ltda, familiar já na terceira geração e uma das maiores do setor, que se propõe a iniciar um processo de mudança através de instituição de um Departamento de Inovação, objetivando melhoria de seus sistemas almejando alcançar uma maior competitividade no mercado.
Introdução
Os colaboradores de uma empresa detém o conhecimento tácito/implícito adquirido pela experiência no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades diárias ao longo dos anos. Com a evasão de colaboradores a empresa perde seu maior patrimônio que é o seu capital intelectual. Muito embora possa ser documentado as suas rotinas e procedimentos o colaborador insipiente demandará algum/muito tempo até que possa produzir de maneira eficaz. Esses gaps/hiatos são bastantes onerosos para a organização, pois acabam gerando custos adicionais de toda ordem. Dessa forma, a fonte do conhecimento deve ser sempre preservada, através da valorização do colaboradores, salários justos, benefícios compatíveis, possibilidades de crescimento profissional, para que possam sempre reter e atrair colaboradores para a empresa. A inovação é um dos elementos primordiais para a empresa manter-se competitiva no mercado conquistando novos clientes. Caso não seja dada a importância devida a esse quesito a empresa tende a se estagnar e a sofrer problemas diversos tais como: evasão de mão-de-obra qualificada, decréscimo de faturamento, clima organizacional ruim, desmotivação, diminuição da produtividade.
Análise hipotética dos três pilares do processo organizacional com relação a empresa ABC