Tipos de manutenção
|
Índice Introdução 2 Introdução histórica 3 Definição 3 Objectivos 3 Tipos de manutenção 3 Conclusão 6 Web grafia 7
Introdução
Desde os tempos mais remotos que o Homem precisava de manter em condições as ferramentas que dispunha para sobreviver, mais recentemente com a época da revolução industrial, começou a utilizar maquinas para produzir em quantidade, foi a partir dai que começou a ter mais atenção ao estado das máquinas, foi quando começou a fazer alguns tipos de manutenção, os quais se vão relatar neste trabalho.
Introdução histórica
Desde os tempos de nossos antepassados que se praticavam actos de melhoramento das ferramentas existentes.
Começou a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o aparecimento do relógio mecânico, quando surgiram as primeiras pessoas especializadas na montagem e assistência máquinas e equipamentos. Começou a ter mais importância na Revolução Industrial e designou-se como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No principio da reconstrução pós-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália, e principalmente o Japão construíram o seu desempenho industrial nas bases da engenharia e manutenção. Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser importantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos.
Definição
Manutenção é o conjunto de processos com o objectivo de manter em condição aceitável as instalações e o equipamento fabril de forma a assegurar a regularidade da produção, a sua qualidade e a segurança com o mínimo de custos totais.
Objectivos
De modo geral, a manutenção numa empresa tem como objectivos a redução dos custos, evitar paragens com perda de produção, diminuir tempos de imobilização, reduzir o