Resenha o que é avaliar? a avaliação entre cotidianidade e ritualismo
Michel Barlow é doutor em filosofia e humanidades. Tem dedicado a sua vida ao ensino, tanto como professor de secundário como de pedagogia na Universidad de Lyon e no Instituto Católico de Paris. É autor de numerosos livros e artigos sobre educação.
O texto O que é avaliar? A avaliação entre a cotidianidade e o ritualismo é um capítulo do livro Avaliação escolar: mitos e realidades, de Michel Barlow, trazem uma abordagem sobre a avaliação sobre outra perspectiva, no qual faz comparação com a própria realidade do ser humano. Discute ainda os mito e ritos que cerca a pratica da avaliação.
No capítulo já explicitado o autor busca expor o que é avaliação utilizando os diversos conceitos e origem da palavra avaliar. Assim, Michel Barlow procura explicitar a variedade de significados que a palavra/verbo avaliar significa, com essa proposta é possível perceber que esta palavra vai conotando-se conforme sua finalidade. No fim das contas fica claro que o ato de avaliar será sempre o julgamento de algo sobre alguém. A supremacia de um sobre outro.
Assim sendo, a fazer relação com as palavras avaliar, educar, ensinar e valor conclui-se que no âmbito do contexto escolar avaliação configura como o ato de mensurar o rendimento do aluno cujo objetivo é tão somente impor a autoridade do professor com o detentor do conhecimento.
Ao descrever a avaliação como um ato de comunicação e espelho da ação, Barlow diz que a avaliação funciona como feedback onde o aluno retorna ao professor aquilo que foi aprendido em que o professor espera ser resposta condizente ao que foi por ele ensinado. Ou seja, se o aluno foi capaz de construir o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que o autor diz que embora essa forma de avaliação puna mais do que ajuda, a priori o professor tem a intenção de melhorar a