A comunidade escolar de olho na transparência e melhoria da escola
SUJEITOS:
Comunidade Escolar (professores, alunos, direção, coordenação, secretário escolar, pais e moradores).
PROBLEMAS:
Muitas vezes os recursos de custeio e de capital são mal administrados e com pouca fiscalização e cobrança por parte da comunidade escolar. Não participam ativamente no planejamento e nas decisões de como investir as verbas que são destinadas pelos programas para melhoria da escola e de toda comunidade escolar.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL: Envolver a comunidade escolar, de maneira que, possam ser ativos e participativos nas decisões e na fiscalização das aplicações referentes aos programas destinados a melhoria da escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reunir a comunidade escolar e através disso identificar as necessidades da escola;
- Disponibilizar a comunidade escolar explanação de que recursos são destinados a educação, dos prazos, dos valores, da execução e prestação de contas com transparência.
- Reconhecer que o processo de execução do PDDE é feito em regime de parcerias;
- Possibilitar que a participação seja coletiva para que a gestão seja democrática e bem entendida.
METODOLOGIA:
-Primeiramente convocar a comunidade escolar para reuniões (semestral, trimestral e ou quando for necessário) com pautas definidas e promover palestra para prestar esclarecimento sobre os programas do governo.
-Definir nos encontros quais serão as prioridades que deverão ser realizadas e apresentação de um Plano de Aplicação de Recursos, tudo registrado em ata e devidamente assinado.
- Criar comissão de fiscalização da utilização e aplicação das verbas recebidas de acordo com o que foram planejadas.
- Demonstrativo da execução da receita e da despesa de pagamentos efetuados bem como a relação dos bens adquiridos.
- Afixação no mural da escola ou em fácil visibilidade para todos da exposição explicita e detalhada da prestação de contas, do