Projeto de pesquisa
Serão discutidos formas e métodos de ensino – aprendizagem, para a introdução do conhecimento matemático através de jogos e brincadeiras diversas, buscando uma maior compreensão do processo de ensino, com vistas a uma prática docente mais eficaz, que leve o educando a construir um raciocínio lógico – matemático, socializar – se mais facilmente e desenvolver o pensamento crítico. Desta forma, serão apresentados desafios e atividades investigativas com números, curiosidades matemáticas, construção de jogos e uma pouco de história da matemática. O objetivo deste estudo é identificar as formas de inserção dos jogos lúdicos como recurso pedagógico para as aprendizagens em matemática. Pretende-se analisar como utilizar esses recursos numa perspectiva construtivista correlacionando os jogos lúdicos aos conteúdos de forma teórico-prática no ensino da matemática. Neste estudo considerar-se-á que a relação entre os jogos lúdicos e o conhecimento lógico-cognitivo nos níveis do ensino fundamental, com o intuito de contribui com indicações básicas para integrar o ensino da matemática aos jogos lúdicos.
2 – JUSTIFICATIVA
O tema proposto, Matemática Lúdica, é uma tentativa de resgatar o interesse do professor pelo ensino da matemática e também tem como proposta, fazer com que o aluno entenda a importância da matemática, trazendo, assim, um conceito de diversão e liberdade no ensino da matemática.
3 – OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL:
Demonstrar a eficácia do processo lúdico no ensino da matemática numa perspectiva construtivista correlacionada aos jogos os conteúdos de forma teórico-prática.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1. Identificar como os jogos lúdicos podem contribuir para os processos de raciocínio na formulação das relações entre conteúdo teórico e prática educativa nas etapas de produção do conhecimento matemático.
3.2.2. Relacionar as formas de atuação a partir de técnicas e métodos de utilização dos jogos lúdicos como recurso pedagógico.
3.2.3.