Gestao De Pessoas No Setor Publico
FRANCINE BLACHI PEREIRA
MARCIA MURAYAMA
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, como exigência parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Tecnólogo em Gestão Empresarial.
Orientador: Profª. Me. Alciene Ribeiro Feitoza da Silva
São Sebastião
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho é baseado em leituras sobre a Gestão de Pessoas no Setor Público. A percepção da deficiência no atendimento público, ineficiente, ineficaz e inefetivo, desencadearam questionamentos a cerca do tema em questão.
É perceptível a necessidade das instituições de ordem publica, em investir na qualificação dos servidores, motivá-los a sair do comodismo que apresentam pelo fato de serem efetivados no cargo que ocupam. Assim pode se observar que a legislação que efetiva o funcionário não fiscaliza nem avalia o desempenho dos mesmos após o estagio probatório. Busca-se criar métodos para avaliação do profissional, de atributos relacionados a competência. Ou seja, servidores que não possuam apenas a capacidade técnica teórica, mas também atitudes vinculadas aos conhecimentos e habilidades dentro dos objetivos organizacionais.
Outras questões como a formação contínua, a formação de líderes, e a questão da ética são tratadas neste trabalho.
1. GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Pessoas é muito mais que recursos humanos, pois trabalha os talentos e as pessoas visando o desenvolvimento pessoal e organizacional, não é apenas um recurso para se chegar ao objetivo de lucro, é reconhecer as pessoas como elemento central na organização.
Esta área é muito sensível, contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como cultura da organização, estrutura adotada, negócio da organização e tecnologia utilizada, entre outras variáveis.
Então Gestão de Pessoas trabalha o talento, competência, desempenho e motivação, vendo as pessoas como ativadoras de outros recursos, como o