Gestão de pessoas no setor público
1) A administração gerencial surge como resposta ao modelo anterior, face a necessidade de mudanças. Quais os fatores motivadores para tais mudanças?
R.: Expansão das funções econômicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial exigindo uma nova postura do Estado além da simples transferência do ônus de suas dividas à sociedade por meio de novos impostos e tributos. 2) ) Desde o governo de Getúlio Vargas, diversas modificações ocorreram nas dimensões estruturais e culturais da máquina administrativa brasileira. Acerca dessas modificações e da administração pública brasileira, uma dessas mudanças foi a criação do DASP, que possuía uma determinação específica. Discorra sobre tal atribuição e esclareça como ela impacta nos dias atuais. R.: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com o objetivo de realizar a modernização administrativa no âmbito da administração pública. Foi o ponto de partida para a profissionalização do serviço público nacional com objetivo de dar foco mais profissional e menos político. 3) A administração patrimonialista é do Estado, mas, não é pública, na medida que não visa o interesse público. É a administração típica dos estados que antecederam o capitalismo industrial, mais particularmente das monarquias absolutas que antecederam imediatamente o capitalismo e a democracia. Explique a afirmação em um texto de pelo menos 10 linhas.
R.: É a administração que confunde o patrimônio privado do príncipe com o patrimônio público. Sobrevive nos regimes democráticos imperfeitos através do clientelismo onde os envolvidos não conseguem diferenciar a dimensão e distância do patrimônio público do pessoal, sentindo-se como proprietário de parte do Estado.