Gestão de Pessoas no Setor Público
Centro Sócio Econômico
Gestão de Pessoas no Setor Público
Marcia Gentil
Organização: Caixa Econômica Federal – CEF
Processo: Provisão de talentos
Subprocesso: Planejamento de RH
Para a elaboração das estratégias de Gestão de Pessoas, a CAIXA utiliza um fórum permanente de discussão sobre as demandas e problemas, e uma Comissão de Ética formada por representantes de todos os níveis operacionais que desenvolvem atividades com valores estratégicos.
Subprocesso: Atração de Talentos
O recrutamento, por sua condição de Empresa Pública, é realizado via Concurso Público, para suprir vagas existentes no Quadro de Pessoal, poderá ser local, regional ou nacional.
Subprocesso: Seleção de Talentos
A seleção dos candidatos, por tratar-se de uma Empresa Pública, como já mencionado no item anterior, ocorre por concurso público de provas ou de provas e títulos.
Subprocesso: Integração
Uma das ações para promover a integração entre seus colaboradores é o Programa CAIXA de Diversidade. A CAIXA foi das primeiras empresas do País a estender seu Plano de Benefícios a companheiros de empregados do mesmo sexo. Esse programa promove a valorização das diferenças na formação de equipes e justiça na distribuição de oportunidades de modo a propiciar um melhor clima organizacional e integrado.
Conselho de Gestão Participativa – CGP: instrumento de valorização dos empregados, de melhoria dos resultados, de transparência e de busca pelo desenvolvimento sustentado. Implantado em 2004, visa incorporar e sistematizar as contribuições dos colaboradores para a tomada de decisão dos gestores.
Processo : Desenvolvimento de pessoas
Subprocessos: Treinamento e Desenvolvimento
A CAIXA promove seminários internos de atualização técnica e gerencial, por meio de cursos ministrados no local de trabalho, cursos de nível superior a distância, MBA e pós-graduação lato sensu. Aplica recursos no incentivo à educação continuada de seus