A Gestão de Pessoas no Setor Público
1 INTRODUÇÃO
Estamos vivendo um momento de transformações políticas, econômicas, sociais que estão evidenciando a necessidade de repensar todos os caminhos e atitudes que ficaram muitos anos enraizados na nossa sociedade. Estas transformações nos levam à adoção de um novo modelo institucional, no qual vemos as organizações como um conjunto de ações integradas, lideradas por pessoas que exigem participação, democracia e liberdade.
Na administração pública não é diferente, todos os modelos administrativos que vinham sendo utilizados há muitos anos, gradativamente vem sendo substituídos por modelos mais atuais e eficazes, claro que não na mesma velocidade que ocorre nas empresas privadas, isso porque no setor público tudo é burocrático e
moroso,
além
da
questão
política
que
acaba
interferindo,
principalmente nos anos em que ocorrem eleições.
1.1 Justificativa
As necessidades da sociedade demonstram que o poder público deve estar preparado para o desenvolvimento dessas ações, a fim de obter resultados eficientes no sentido de oferecer serviços de qualidade à sociedade. Para que tais resultados sejam obtidos se faz necessário uma reestruturação na gestão de recursos humanos na administração pública, já que a qualidade do atendimento e o relacionamento com o público é um dos pontos principais que impedem a eficácia no serviço público.
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
O Objetivo principal deste trabalho é obter informações necessárias para que se possam analisar os problemas e conflitos existentes na gestão de recursos
14 humanos da administração pública e assim poder evidenciar os possíveis meios de solucioná-los, para que tenhamos pessoas capacitadas para desenvolver um trabalho com qualidade.
1.2.2 Objetivo Específico
Coletar dados a respeito do setor público e como é a gestão de recursos humanos. Buscar os pontos que necessitam ser melhorados.
Analisar e interpretar as informações colhidas.