MRU Fisica Experimental
No dia 10 de março de 2015, sob a orientação do Doutor Aparecido dos Reis Coutinho, realizamos no laboratório da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP - S.B.O, a experiência: Movimentos unidimensionais.
Objetivos
Analisar e interpretar os gráficos do espaço, percorrido pela esfera de aço em função do tempo
Classificar os movimentos e determinar suas velocidades e médias, assim como suas acelerações.
Definições e Conceitos
O movimento retilíneo, em Mecânica, é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Para tanto, ou a velocidade se mantém constante ou a variação da mesma dá-se somente em módulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também o fará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempre paralelamente à velocidade.
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e, portanto a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Vale lembrar que sendo nula a aceleração no MRU, pela primeira lei de Newton é nula a resultante das forças aplicadas a qualquer partícula ou corpo animado desse tipo de movimento. Uma das características do mesmo é que a sua velocidade instantânea é igual à velocidade média.
Desta forma, vamos descrever detalhadamente o comportamento de um móvel qualquer em movimento retilíneo uniforme (MRU) deduzindo as equações matemáticas que regem o comportamento do mesmo, levando em conta que nesse tipo de movimento, conforme já ressaltado, temos variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, ou seja, a velocidade é constante.
Na figura 1.21 o boneco percorre espações iguais em intervalos de tempo iguais.
Figura (1.21)
Ele leva 2,0 s para percorrer cada 10 m, de modo que se calcularmos sua velocidade média em cada uma das posições assinaladas, teremos:
Desta forma, quando falarmos em MRU não haverá