Física Experimental - MRU e MRUV
Física 1 Experimental – Turma KK (Grupo 2)
Professora: Gabriela Possa
15/0005369 - Ana Paula Marinho Medrado
13/0147788 - Henrique Augusto C. F. da Silva
12/0128004 - Marcos Xavier Vieira
11/0151712 - Rayane Franco Rocha
GAMA – 09 de Setembro de 2015
Introdução
A mecânica é a parte da física responsável pelo estudo das relações entre força, matéria e movimento. A cinemática é o ramo da mecânica ao qual métodos matemáticos são utilizados para descrever o movimento.
Um movimento é uma mudança contínua de posição. Dentro da cinemática estudamos dois tipos de movimentos: Movimento Retilíneo
Uniforme e O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado.
O M.R.U(Movimento Retilíneo Uniforme) referente ao estudo do espaço em função do tempo, podemos utilizar como exemplo para descrever este tipo de movimento um carro quando percorre espaços iguais em tempos semelhantes , ou seja, uma variação de espaço uniforme ao longo de sua trajetória num dado instante. Este fato ocorre quando a velocidade do carro permanece constante durante seu trajeto.
Referindo-se ainda sobre o M.R.U, este apresenta duas classificações:
O movimento uniforme progressivo que ocorre quando o sentido do movimento do corpo coincide como sentido fixado como positivo para a trajetória (a velocidade do móvel é considerada positiva quando os espaços aumentam em relação à origem);
O movimento uniforme regressivo acontece quando o espaço diminui de forma algébrica em relação a origem( a velocidade é negativa).
O M.R.U.V(Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) possui aceleração escalar contante e velocidade escalar variável uniformemente. Suas classificações são:
Movimento acelerado uniformemente ocorre quando módulo da velocidade escalar aumenta em relação ao tempo, a velocidade e aceleração escalares possuem sentidos e sinais iguais.
Movimento retardado uniformemente o módulo da velocidade escalar diminui em relação ao do tempo, a velocidade e aceleração escalares têm