gestao de custos
Aluna: Karol Freire Araujo
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.A Pessoa Física é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção).A Pessoa Jurídica é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, forma uma nova pessoa, com personalidade própria e independente das pessoas físicas que a formam. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas comerciais ou industriais) ou não (cooperativas, associações). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.
Os usuários da Contabilidade são as pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. São, por exemplo, os acionistas de uma empresa que querem saber se ela está dando lucro ou prejuízo. São as instituições financeiras que desejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo. São os administradores da entidade, que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo das mesmas. É o fisco, que também se interessa pelo resultado da pessoa jurídica, para lançar os impostos sobre ele incidentes.
Cada usuário possui um interesse diferenciado nas informações da Contabilidade. A seguir, alguns exemplos.Sócios, Acionistas e Proprietários de Quotas Societárias de Maneira Geral essas pessoas, interessadas primariamente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantêm afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que dêem respostas claras e concisas a suas perguntas.Administradores, Diretores e Executivos dos mais Variados Escalões:de fato, são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem. Tais decisões visam principalmente ao futuro.Bancos, Capitalistas, Emprestadores de Recursos para estas entidades e pessoas, o interesse está na rentabilidade e segurança de seus