402015300141

662 palavras 3 páginas
UNIABC – ANHANGUERA
Curso de Psicologia

ATPS PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II
1º BIMESTRE

Santo André
2014
Os investigadores dos transtornos mentais descordam de como se desenvolve o transtorno mental. Uns afirmam que podem ser causados pelo ambiente, ou por fator biológico aonde o indivíduo carrega em seu genes.
A origem depende de cada indivíduo pois as características podem ser de fatores biológicos, genéticos, e psicológicos. Eventos do cotidiano do indivíduo podem ser possíveis desfechos para o desenvolvimento do transtorno mental, por exemplo: os eventos estressores.
O autor (Polanczyk) cita que a origem ambiental trás o fenômeno de causa e efeito informando o exemplo a seguir:
A neurobiologia que aponta que o abuso e maus tratos na infância podem acarretar um problema mental já na fase adulta, onde o funcionamento do hipotálamo e a hipófise que agem sobre a regulação do metabolismo controlando hormônios que trabalham no funcionamento do sono/vigília, fome e sede entre outras.
O transtorno mental tem que ser avaliado com cautela, para saber se foi causado antes do evento ambiental, ou depois. O indivíduo pode ter um transtorno e não saber, descobrindo o mesmo após passar por um evento estressor.
O autor cita que catástrofes, desastres e problemas socioeconômico também estão relacionados a maioria dos problemas mentais.
Fatores genéticos influenciam na reação do indivíduo a estressores ambientais, e que dois indivíduos reagem de forma totalmente diferente em uma mesma situação. Enquanto um reage de forma devastadora, o outro pode reagir de forma mais tranquila.
Atualmente existe o desenvolvimento de novas técnicas para analisar a questão genética de cada indivíduo em relação aos transtornos mentais, que vai trazer muitos benefícios à população.
O DSM-IV é o manual de diagnóstico estatístico que classifica os transtornos mentais e de comportamento. Foi publicado nos ano 90 “A década do cérebro”

Relacionados