Gestão de Custos
Com o Passar das décadas, o mundo passou por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias consequências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.
Este mercado altamente competitivo demanda das organizações a implementação de formas de administração de seus negócios que atendam a esses critérios e as ajudem em sua luta pela sobrevivência. Administrar seus empreendimentos sob a ótica do gerenciamento de custos tornou-se uma solução cada vez mais praticada por estas organizações que necessitam atender a esses critérios e, onde a complexidade e a mutabilidade dos fatores que compõem um mercado globalizado não permitem falhas na condução dos investimentos e na manutenção de seu market share.
A presente pesquisa, de caráter exploratório, visa proporcionar maior familiaridade a gestão de custos, com vistas a torná-lo um elemento definidor para a tomada de decisões gerenciais. Justifica-se por tratar de um assunto diretamente ligado a um cenário onde mudanças contínuas e rápidas conduzem a novas estratégias empresariais, sempre com o objetivo de aumentar produtividade e reduzir custos. Envolve levantamento bibliográfico; a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, de material disponibilizado na Internet.
1 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE CUSTOS
As organizações são criadas com o fim de atingirem seus objetivos e, para ofertarem produtos e serviços, as empresas devem controlar seus gastos para obterem melhores resultados.
Perez Jr., Oliveira e Costa (2005) definem custos como “gastos relativos a bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens e serviços”. Para a produção de bens ou serviços é necessário que ocorram gastos e, esse