Gestao da qualidade
Era da Inspeção:
Era realizada através dos critérios e definições do próprio artesão e sua equipe, era considerada uma atividade corriqueira até que, as evoluções das atividades de inspeção passaram a se transformar em um processo independente e associado ao controle de qualidade. Era do Controle Estatístico da qualidade:
Nesta era a qualidade passou a ganhar espaço cientifico através da publicação de livros ao longo dos anos. Com a utilização desta forma documentada, ficou mais fácil a adoção de padronização e aplicação dos critérios de qualidade, com a utilização de controle e amostragens durante o processo. Era da Garantia da Qualidade:
Foi marcada pela valorização do planejamento e coordenação dos processos, o estabelecimento de padrões e técnicas estatísticas. Nesta era a função do especialista em qualidade passou a ser mais do que ter conhecimento estatístico, surgindo então os engenheiros da qualidade, que eram especialistas não só nas técnicas como também na área gerencial. Era da qualidade Total; A era da Qualidade Total, o processo todo passou a ter importância, ou seja, a inspeção, os controles estatísticos do processo, as necessidades do cliente, que passa a ser a razão principal da existência das organizações. Outra característica importante da era é que a organização passa a direcionar seus esforços para garantir a qualidade dos produtos, serviços, processos.
Agronegócio:
Filière é uma ferramenta voltada para cadeia produtiva de um processo industrial, fazendo uma analise de todo o processo, desde a aquisição da matéria-prima até o produto final. É uma técnica onde são verificados todos os passos, os possíveis problemas de produção, a reavaliação do processo, uma vez que, o processo produtivo é uma sequencia de atividades em que uma é dependente da outra. É utilizada também para analise, influencia e estratégias que a empresa exerce no mercado com seu produto. Serve também para identificação dos